Procedimentos

Catarata
Glaucoma
Transplante de Córnea
Cirurgias Refrativas
Estrabismo
Plástica ocular

Catarata

A cirurgia é o único procedimento capaz de corrigir a opacificação do cristalino em casos de catarata. Nela, o cristalino comprometido é removido e substituído por uma lente intraocular através de uma microincisão realizada na córnea. Em alguns casos, também é possível corrigir erros de refração na mesma cirurgia, aumentando a independência de óculos e lentes de contato.

Glaucoma

A trabeculectomia é uma das técnicas empregadas no tratamento do glaucoma. Seu objetivo é realizar uma drenagem, a fim de reduzir a pressão intraocular e, consequentemente, prevenir lesões no nervo óptico. Vale ressaltar que o tratamento não promove a cura do glaucoma, mas é capaz de retardar seu avanço e prevenir complicações.

Transplante de Córnea

O transplante de córnea é um procedimento que consiste na substituição de uma porção de córnea comprometida por uma saudável de um doador, disponibilizada em um banco de olhos. Ele se faz necessário em casos de ruptura ou alteração em seu formato ou opacidade, decorrente de trauma ou doenças, como o ceratocone.

Cirurgias Refrativas

Essa cirurgia é realizada com o objetivo de corrigir erros refrativos, sendo eles: miopia, astigmatismo e hipermetropia. O grau é corrigido através da remodelação da córnea, tornando possível reduzir a dependência de óculos e lentes de contato. Para se submeter à cirurgia refrativa, é necessário ter mais de 21 anos e grau estabilizado.

Estrabismo

A cirurgia de estrabismo é realizada com o objetivo de corrigir o alinhamento dos olhos. Na maior parte dos casos, é indicada quando os demais tratamentos não alcançaram os resultados almejados. Mais do que uma questão estética, o estrabismo pode provocar complicações, como a ambliopia, condição caracterizada pela baixa visão, que ocorre quando a região do cérebro responsável pela visão não é estimulada corretamente.

Plástica ocular

A Plástica Ocular é uma subespecialidade da Oftalmologia responsável por intervenções cirúrgicas relacionadas a alterações e deformidades das pálpebras, sistema lacrimal e órbita, capazes de afetar tanto a área estética, como funcional.